O surf já tinha unido João Girbal e João Maria André no mar. Agora é também fora dele que apanham as ondas do empreendedorismo. Aos 28 anos, decidiram criar uma marca de calções de banho portugueses, a Diploria. O projeto começou a ser pensado em 2024, mas só este ano foi lançado, mesmo a tempo dos primeiros mergulhos do verão de 2025.
"Sentimos que não havia nenhuma marca que refletisse totalmente o nosso estilo de vida e forma de estar, com ligação ao mar, design cuidado e produção consciente. A Diploria nasceu da vontade de preencher esse espaço com algo autêntico, com propósito, e uma visão estética diferente daquelas que existem atualmente no mercado português", revelam ao Lifestyle ao Minuto o âmbito da rubrica Feito em Portugal.
Nunca tiveram nada ligado à área têxtil, mas experiências passadas deram-lhes as bases para conseguirem criar este projeto. "Vínhamos das áreas de marketing, gestão e branding, e essa base ajudou-nos muito a desenvolver a marca de forma equilibrada, com uma visão estratégica e criativa."
O nome da nova marca de calções pode ser difícil de compreender à partida, mas os responsáveis explicam de onde veio a inspiração para o Diploria. "É o nome científico de um coral com forma de cérebro, presente em recifes tropicais. Representa duas ideias que nos acompanham desde o início: a ligação ao mar e uma forma de pensar criativa e intuitiva, como quem vive com a cabeça debaixo de água. É marcante, distinto e transmite a identidade da marca."
Leia Também: Graciele: A marca portuguesa de desodorizantes naturais e sem químicos
Toda a produção é feita em Portugal, "o que nos permite garantir qualidade, acompanhar de perto todas as fases do processo e manter práticas mais éticas e responsáveis”, e apostam também em materiais de qualidade. "A marca aposta numa abordagem 'slow fashion' com produções limitadas que valorizam a durabilidade e a exclusividade", continuam.
Explicam que apesar de terem uma ligação ao surf, estes são calções que podem ir muito além dessa prática desportiva no mar. "A Diploria não é só para surfistas, é para quem valoriza o design, a qualidade, o detalhe e uma estética com personalidade. Pode ser alguém que surfa todos os dias, mas também alguém que nunca entrou no mar e simplesmente se revê naquilo que a marca transmite. O que importa é essa ligação genuína com quem veste as peças."
Apesar dos poucos meses de atividade, já tem recebido diversas reações sobre a marca e os calções por parte dos clientes. "Estamos a construir uma comunidade fiel de forma orgânica e genuína. Tem sido incrível fazer os primeiros eventos em espaços físicos e sentir que as pessoas realmente se identificam com aquilo que estamos a fazer."
É através da loja online que pode comprar os calções. Os modelos standard custam a partir de 65 euros. Entre algumas das coleções disponíveis tem os Euphoria Boardshorts. Apresenta-se como um "modelo de edição limitada, combina design arrojado com tecnologia de ponta, ideal para surfistas exigentes". Já os Core Boardshorts são calções que "oferecem um ajuste seguro e confortável graças ao tecido elástico em duas direções".
Além da loja online, a marca tem estado presente em alguns eventos e lojas pop-up. Querem alargar ainda mais a sua presença e já têm o futuro bem definido. "Queremos continuar a desenvolver a marca, mantendo o equilíbrio entre performance, estética e responsabilidade. Queremos acima de tudo que as pessoas se identifiquem com aquilo que transmitimos e sintam orgulho em usar os nossos produtos."
Percorra a galeria para conhecer melhor alguns dos calções da nova Diploria.
Leia Também: Na Salis encontra peças de swimwear com um tecido único e 'one size'