Aqui o carro não entra! 10 destinos onde os automóveis são proibidos

Viajar para destinos onde os automóveis são proibidos pode ser uma experiência única. Conheça 10 lugares incríveis ao redor do mundo onde pode desfrutar de uma viagem sem o barulho e a pressão dos veículos motorizados.

HộiAN, Vietname
AnteriorSeguinte

© Shutterstock

Mariana Moniz
22/07/2025 07:09 ‧ ontem por Mariana Moniz

Lifestyle

Viagens

"Escolher um destino sem automóveis é uma forma de poupar combustível e ajudar a salvar o planeta", começa por escrever Robin Catalano no site da National Geographic.

 

"Os sítios que proíbem ou restringem consideravelmente os veículos motorizados podem ser famosos, como Veneza, a maior zona pedestre do mundo, ou menos conhecidos, como Geithoorn, nos Países Baixos, e a ilha de Holbox no México".

Leia Também: Eis as melhores cidades para passeios de barco (Lisboa e Porto na lista!)

A verdade é que umas férias menos apressadas e sem buzinadelas podem ser mais relaxantes.

"Viajar sem um veículo alivia as pressões de procurar trajetos, dores de cabeça e a despesa de encontrar lugar onde estacionar em centros urbanos movimentados e permite às pessoas abrandar e absorver o ambiente local à velocidade das suas passadas", explicou Paul Melhus, director executivo e co-fundador da ToursByLocals, que organiza viagens a zonas sem automóveis.

Existem alguns destinos onde pode (e deve) prescindir do carro, pois os automóveis são proibidos. 

Leia Também: Melhores destinos para viajar com a família em julho (e um é português!)

"Habitada desde a Idade da Pedra e com apenas 4,1 quilómetros quadrados, Tunø, na Dinamarca, é fácil de explorar a pé, de bicicleta, de trotineta e de traxas, os táxis-tractor da ilha. Os turistas chegam aqui após uma pitoresca viagem de ferry de uma hora, vindos de Hou(na costa Odder da Jutlândia), durante a qual podem avistar focas e toninhas.

Coberta de colinas verdes luxuriantes que se erguem sobre praias de areia e pedra, a ilha atrai caminhantes e ornitólogos amadores. As melhores vistas são a partir da torre da igreja de Tunø, do século XIV, uma combinação invulgar de capela e farol, rodeada por macieiras e silvados com amoras".

Na lista, segue-se a Medina de Fez, em Marrocos. "Uma das maiores áreas urbanas interditas a automóveis contíguas do mundo, com cerca de 280 hectares, a Medina de Fez é Património Mundial da UNESCO e a cidade medieval mais bem conservada de Marrocos. As suas 9400 ruas estreitas e serpenteantes só podem ser percorridas a pé ou por burros. Para além dos seus souks – que vendem comida, especiarias, candeeiros e cabedal - a medina alberga palácios, mesquitas, fontes e escolas multisseculares.

A Bab Boujloud (Porta Azul) é a entrada principal da cidade antiga. O Dar Batha, um museu-palácio, possui uma excelente colecção de artefactos locais, sobretudo têxteis e bordados, e um jardim com um pátio revestido a mosaicos e uma fonte."

Leia Também: De Zurique a Punta Cana. Destinos perfeitos para os amantes de chocolate

Podemos ainda falar de Trogir, na Croácia, "um sítio reconhecido como Património Mundial da UNESCO com raízes helénicas (323-33 a.C.). Este pequeno povoado insular do Mar Adriático conta com exemplares de arquitetura que se estendem desde o Romano ao Barroco. Situada uma hora a oeste de Split - uma viagem que pode fazer de autocarro, táxi ou táxi aquático - Trogir possui um centro histórico pitoresco, com ruas empedradas e edifícios medievais magnificamente conservados. 

O melhor é, possivelmente, a Catedral de São Lourenço, datada do século XIII, com o seu campanário com 46 metros de altura, três naves e um portal em pedra com imagens intrincadamente esculpidas de Adão e Eva nus. Se quiser visitar uma das soalheiras praias do Adriático pelas quais a Croácia é conhecida, Čiovo fica a poucos minutos a pé: basta atravessar uma ponte pedestre."

Quer descobrir mais destinos como estes? Ora clique na galeria!

Leia Também: Para os amantes de aventura, aqui estão cinco destinos imperdíveis

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas