Médica revela quantas bebidas são precisas para ficar de ressaca

Uma médica de clínica geral revelou ao Mirror o número, e poderá ser uma surpresa. Aparentemente, não é necessário muito para ficar com o sistema nervoso e o cérebro afetados.

Bebidas alcoólicas

© Shutterstock

Sofia Robert
06/07/2025 22:00 ‧ há 7 horas por Sofia Robert

Lifestyle

Saúde

É consensual que o consumo de álcool, sobretudo em excesso, é prejudicial para a saúde. Porém, o que talvez não saiba é qual a quantidade exata para os efeitos incluírem uma ressaca ou poderem mesmo levar a uma intoxicação.

 

Um médico de clínica geral revelou ao Mirror o número, e poderá ser uma supressa. Aparentemente, não é necessário muito para ficar com o sistema nervoso e o cérebro afetados.

"Uma ou duas unidades de álcool aumentam o ritmo cardíaco, dilatam os vasos sanguíneos e dão uma ligeira sensação de euforia que normalmente faz com que as pessoas se sintam mais sociáveis ou faladoras", revelou Bhavini Shah, médica na LloydsPharmacy Online Doctor, citada pela mesma publicação.

Uma unidade equivale a 10 ml ou oito gramas de álcool puro, que é aproximadamente a quantidade de álcool que um adulto médio consegue processar numa hora.

O número de unidades de álcool numa bebida é baseado no tamanho da mesma e no seu teor alcoólico. Por exemplo, o Serviço Nacional de Saúde britânico afirma que um litro de cerveja forte contém três unidades de álcool, ao passo que o mesmo volume de cerveja de menor teor alcoólico tem pouco mais de duas unidades.

"Após quatro a seis unidades, o álcool começa a impactar o sistema nervoso, a diminuir o tempo de reação e a afetar as áreas do cérebro associadas à tomada de decisões, resultando num julgamento pior e, potencialmente, em comportamentos de risco", continua, acrescentando que é a partir das oito unidades que uma pessoa comum pode esperar uma ressaca no dia seguinte.

Este valor é o equivalente a quatro canecas de cidra ou cerveja de baixo teor alcoólico (3,6 por cento) ou quatro copos de vinho normais (175 ml).

Leia Também: Especialista revela 5 motivos por que deve evitar álcool em caso de lesão

"Após oito unidades, a sua visão e sono são afetados e já terá consumido mais álcool do que o seu corpo consegue processar numa noite, resultando numa ressaca."

"E, após dez unidades, a sua coordenação será altamente prejudicada e pode esperar sintomas de náuseas, diarreia e vómitos, bem como desidratação e dores de cabeça", concluiu.

Porém, o valor varia consoante vários fatores, incluindo o género. O valor de oito unidades refere-se aos homens, enquanto que para as mulheres basta seis.

O Serviço Nacional de Saúde britânico afirma que os adultos não devem beber mais de 14 unidades de álcool por semana de forma regular. "Distribua o seu consumo de álcool por três ou mais dias se bebe regularmente até 14 unidades por semana", alertam.

Leia Também: Garrafas de vidro podem conter mais microplásticos que as de plástico

É após 12 unidades que se corre o risco de intoxicação por álcool, indica Bhavini Shah, que explica que não existe evidência científica quanto ao aceleramento da expulsão natural do álcool do corpo.

Porém, existem passos que pode tomar para reduzir os sintomas de uma ressaca: "Ir dormir é uma boa maneira de deixar o corpo expulsar o álcool de forma natural do seu sistema. Beber água é essencial porque previne a desidratação, que é um dos efeitos do álcool, e reduz a probabilidade de enxaquecas e dor de cabeça. Também deve tentar comer alimentos leves, pois estes aumentam o açúcar no sangue sem perturbar o seu estômago."

Leia Também: Mel, ruibarbo e hortelã. O cocktail (sem álcool) de Jamie Oliver

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas