Psicólogo Eduardo Sá reaparece em cadeira de rodas após acidente em casa

Eduardo Sá reapareceu esta quarta-feira, 23 de julho, depois de ter estado alguns anos afastado da televisão. O famoso psicólogo sofreu há quatro anos um acidente doméstico que provocou uma lesão irreversível e o deixou em cadeira de rodas.

Eduardo Sá

© TVI

Catarina Carvalho Ferreira
23/07/2025 14:50 ‧ ontem por Catarina Carvalho Ferreira

Fama

Eduardo Sá

O psicólogo Eduardo Sá, de 63 anos, reapareceu na televisão esta quarta-feira, 23 de julho, depois de alguns anos longe do pequeno ecrã. O especialista em psicologia infantil e parentalidade marcou presença no programa 'Dois às 10', da TVI, onde surpreendeu ao aparecer em cadeira de rodas. 

 

Eduardo Sá foi ao formato matutino do canal quatro para falar sobre o novo livro - 'Queridos Filhos - É com erros que se fazem bons pais' - mas, uma vez que se apresentou em cadeira de rodas e a sua condição é ainda uma surpresa para muitos, acabou por abordar publicamente o acidente que há quatro anos mudou a sua vida. 

O psicólogo tinha-se mudado há pouco tempo para uma aldeia em Aveiro, em busca de uma vida mais tranquila, quando um acidente doméstico, "uma queda simples em casa", acabou por provocar-lhe uma lesão irreversível. Tratou-se de um acidente "que pode acontecer a qualquer um de nós", reforçou. 

"Sou o exemplo vivo de quem anda sempre sobre rodas", começou por brincar ao explicar que atualmente apenas consegue movimentar-se com a ajuda da cadeira de rodas. 

Após o acidente, Eduardo Sá precisou de seis meses de recuperação no hospital mas apenas algumas horas para perceber que, apesar da lesão, a sua vida pessoal e profissional tinha de continuar. 

"Tive uma experiência duríssima que não recomendo a ninguém, estar fechado seis meses num hospital com características fora do vulgar. Portanto, nessas circunstâncias, passadas poucas horas de me ter espatifado todo, eu perguntei o que é que queria fazer da minha vida", lembrou, revelando que passadas apenas 48 horas do acidente estava a escrever as suas crónicas e durante os seis meses que se seguiram "fez programas a partir do hospital".

"Acho que nós temos uma ideia da vida um bocado pateta. A vida está sempre a mudar, sempre a mudar, sempre a mudar e nós queremos planear tudo. Temos a noção de que basta olhar o telemóvel e temos uma ideia exata daquilo que podemos esperar da vida e a vida é isto, não é? Basta que nós sejamos capazes de apanhar a onda e de crescer com ela, e provavelmente cada vez que fazemos isso ficamos mais bonitos. Resta-me ir por aí", disse a respeito da forma como passou a olhar a vida. 

Ainda que esteja bem resolvido com o que lhe aconteceu, o psicólogo não esconde que teve momentos de profunda tristeza e realça a importância de nos permitirmos ficar tristes para depois alcançar a superação. 

"A ansiedade e a depressão são sinais vitais, as pessoas saudáveis reagem inevitavelmente a tudo o que lhes passa. Ficam tristes, ficam alegres, ficam raivosas, ficam tudo, tudo. As pessoas doentes são aquelas que passam a vida a fintar isso e acham que têm um escudo protetor invisível até à altura em que já não podem mais e depois desmoronam", terminou. 

Bailarino de 'Dança Com as Estrelas' ficou em coma após acidente grave

Bailarino de 'Dança Com as Estrelas' ficou em coma após acidente grave

Renato Barros Nobre, bailarino do programa 'Dança Com as Estrelas', sofreu em 2023 um grave acidente de viação que lhe provocou várias fraturas e lesões. Esteve em coma, quase foi amputado e precisou de sete meses de intensa recuperação. Com força de vontade e amor conseguiu voltar a dançar.

Catarina Carvalho Ferreira | 13:33 - 09/07/2025

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas