A Autoridade da Concorrência (AdC) vai lançar um inquérito sobre a banca de retalho em Portugal para avaliar as condições da concorrência no mercado bancário, disse o regulador numa nota informativa disponível no seu 'site'.
Segundo a informação, a consulta ao mercado tem por objetivos identificar dificuldades na comparação de produtos bancárias, dificuldades na contratualização de produtos bancárias e dificuldades na mudança de clientes entre bancos, assim como eventuais barreiras e limitações da concorrência no setor financeiro.
Com esta consulta, diz a AdC que quer definir medidas para ultrapassar os problemas que venham a ser identificados no setor.
"A banca a retalho é um setor propenso a barreiras à mobilidade, dadas as potenciais dificuldades na pesquisa e na comparação dos diferentes produtos bancários e/ou financeiros, bem como potenciais dificuldades no processo de mudança de conta. Em situações em que os bancos têm uma base de clientes pouco móvel, a pressão concorrencial é mais reduzida e os incentivos dos bancos para aumentar a remuneração dos depósitos serão mais reduzidos", lê-se no comunicado da AdC.
Especificamente os juros dos depósitos, a AdC considera que as taxas dos novos depósitos a prazo até um ano de particulares, em Portugal, "mantêm-se menos atrativas do que a média da zona euro e as ofertas de depósitos a prazo são particularmente menos atrativas no caso dos cinco principais bancos".
Leia Também: Ryanair condenada por difamação e concorrência desleal contra eDreams