"É o momento mais oportuno para tornar a Europa grande novamente"

O presidente da Eurocommerce diz que o talento é neste momento "uma preocupação e prioridade" do setor do retalho e que, numa perspetiva europeia, este é "o momento oportuno para tornar a Europa grande novamente".

Notícia

© Shutterstock

Lusa
26/05/2025 08:51 ‧ há 3 dias por Lusa

Economia

Eurocommerce

A Eurocommerce é uma organização europeia que representa setores retalhista e grossista, abrangendo associações nacionais em 28 países, associações setoriais e empresas internacionais.

 

A área do talento "é neste momento uma preocupação e prioridade fundamental do setor", afirma Juan Morales.

"Empregamos 26 milhões de pessoas, estimamos que precisaremos de requalificar, 'reskilling' ou 'upskilling' metade delas, 13 milhões de pessoas, e precisaremos recrutar 1,5 milhões de pessoas até 2030", explica.

Portanto, "é muito trabalho a ser feito num setor que não tem tanta atratividade como outros setores", prossegue.

Por isso, diria que este "pode ser um dos desafios mais relevantes" do setor.

Questionado como é que vê o setor nos próximos dois a três anos, diz que este vai continuar a "evoluir tal como evoluiu nestes últimos 100 anos".

Será uma "evolução contínua, o que implica que a tecnologia vai ser fundamental", não só em termos de comércio eletrónico, mas também perceber o impacto que a automatização vai ter no retalho, acrescenta.

"Como é óbvio, as lojas físicas vão continuar, as pessoas precisam de proximidade, sobretudo não apenas física, mas emocional", diz Juan Morales.

Aliás, "digo sempre que os algoritmos nunca vão introduzir proximidade emocional nas pessoas, mas é óbvio que a inteligência artificial e tudo o que está relacionado com ela vai mudar muitas coisas".

Neste momento, "diria que o mais importante, de uma perspetiva europeia, é sabermos que vivemos tempos incertos, o que é complicado".

Mas "é o momento mais oportuno para tornar a Europa grande novamente e aproveitar as ameaças e dificuldades que obviamente existem para fazer o trabalho de casa e nos tornarmos mais competitivos do que éramos e focar mais na competitividade do que na regulamentação, o que criou, do meu ponto de vista, uma falta de competitividade há muitos anos que agora temos que recuperar", defende.

E "espero sinceramente que a Comissão Europeia esteja consciente disso", rematou o presidente da Eurocommerce.

Juan Morales esteve em Lisboa nas comemorações dos 50 anos da ADIPA - Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares.

Leia Também: As 5 grandes séries da Netflix que chegam em 2025

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas