O Manchester United anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã deste sábado, que alcançou um acordo com o Leipzig tendo em vista a transferência, a título definitivo, de Benjamin Sesko.
Nenhuma das partes envolvidas nesta operação desvendou, para já, quais os montantes inerentes à mesma, mas a imprensa desportiva internacional aponta para um investimento na ordem dos 76,5 milhões de euros, que pode ascender aos 85 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos de natureza desportiva.
O internacional esloveno assinou um contrato válido até junho de 2030, e terá a primeira oportunidade de pisar o relvado de Old Trafford já hoje, pelas 12h45 (hora de Portugal Continental), no encontro de apresentação aos sócios e adeptos, perante a Fiorentina.
"Mal posso esperar por começar a aprender com Amorim"
Nas primeiras declarações prestadas enquanto reforço do Manchester United, o jogador de 22 anos de idade revelou os motivos que o levaram a optar por assinar pelo Manchester United, pese embora tenha sido disputado com vários outros clubes, entre eles, o Newcastle.
"A história do Manchester United é, obviamente, muito especial, mas aquilo que verdadeiramente me entusiasma é o futuro. Quando discutimos o projeto, ficou claro que tudo estava em marcha para que esta equipa continue a crescer e a competir novamente pelos maiores troféus, dentro em breve", começou por afirmar.
"A partir do momento em que cheguei, pude sentir a energia positive e o ambiente familiar que o clube criou. É, claramente, o sítio certo para alcançar o meu máximo nível e cumprir todas as minhas ambições. Mal posso esperar por começar a aprender com o Ruben [Amorim] e a ligar-me aos meus companheiros de equipa, para alcançar o sucesso que todos sabemos ser capazes, juntos", acrescentou.
Sempre a subir
Natural de Radece, na Eslovénia, Benjamin Sesko deu os primeiros passos no mundo do futebol ao serviço do NK Domzale. No entanto, não demorou a dar mostras de potencial, de tal maneira que, no verão de 2019, com apenas 16 anos de idade, o Salzburgo, equipa do 'universo' da Red Bull, chegou-se à frente com cerca de 2,5 milhões de euros para o levar para a Áustria.
A jovem promessa acabaria por passar dois anos no Liefering, a título de empréstimo, regressando à Red Bull Arena, em 2021/22, para 'explodir'. No espaço de duas épocas, somou 29 golos e sete assistências ao cabo de 79 jogos oficiais, pelo que foi transferido para o 'clube irmão', o Leipzig, por 24 milhões de euros.
Na Bundesliga, o avançado continuou a cumprir com o potencial que lhe era augurado, alcançando um registo de 39 golos e oito assistências num total de 87 partidas. Agora, chega ao Manchester United com a esperança de continuar a demonstrar aquilo que vale.
Um 'matador', finalmente
Rasmus Hojlund não soube aproveitar as oportunidades que Ruben Amorim lhe ofereceu, na passada temporada, pelo que desde cedo ficou clara a necessidade do Manchester United por um jogador que desse garantias de golos. No entanto, o processo ameaçou tornar-se numa 'novela'.
Os red devils chegaram a tentar, por exemplo, Viktor Gyokeres, um jogador que o treinador português bem conhecia, mas que acabou por 'escapar' para o Arsenal, na sequência de um negócio que valeu um encaixe financeiro de cerca de 65 milhões de euros (mais dez milhões de euros em bónus).
Vangelis Pavlidis, do Benfica, e Samu Aghehowa, do FC Porto, foram outros dos jogadores apontados à vaga, mas a opção acabou mesmo por recair sobre Benjamin Sesko.
Leia Também: Polémica no Manchester United. Decisão de Amorim deixa Shaw "furioso"