Powered bySolverde
Disclaimer

Suíça junta-se à invencível Noruega nos 'quartos' do Europeu feminino

Um golo nos descontos valeu hoje à anfitriã Suíça o empate com a Finlândia (1-1) e um inédito acesso aos quartos de final do Europeu feminino de futebol, acompanhando a invencível Noruega, que derrotou a Islândia (4-3).

LANCY, SWITZERLAND - JULY 10: Riola Xhemaili of Switzerland Women celebrates the victory after the match  during the  EURO Women  match between Finland Women v Switzerland Women at the Stade de Geneve on July 10, 2025 in Lancy Switzerland (Photo by Jussi

© Getty Images

Lusa
10/07/2025 23:56 ‧ ontem por Lusa

Desporto

Europeu feminino

Em Genebra, as helvéticas entraram em campo a um ponto da próxima fase e foram mais proativas, mas só conseguiram marcar aos 90+2 minutos, pela suplente Riola Xhemaili, reagindo à grande penalidade convertida por Natalia Kuikka para as finlandesas, aos 79.

 

Suíça e Finlândia encerraram o Grupo A com quatro pontos, mas as anfitriãs ficaram no segundo lugar, por terem anotado mais um golo do que as nórdicas, e vão estrear-se à terceira participação na ronda seguinte da principal competição continental de seleções.

A 'poule' foi dominada pela Noruega, campeã em 1987 e 1993, que bateu a já eliminada Islândia e chegou aos nove pontos, conseguindo três vitórias em outros tantos encontros de forma inédita na fase de grupos, introduzida em Campeonatos da Europa em 1997.

Em Thun, Signe Gaupset (15 e 26 minutos) e Frida Maanum (49 e 76 minutos) 'bisaram' pelas norueguesas, que tinham garantido antecipadamente uma vaga na próxima fase, enquanto Sveindís Jónsdóttir (06), Hlín Eiríksdóttir (84) e Glódís Viggósdóttir (90+5), de penálti, reduziram pelas islandesas, quartas e últimas classificadas, sem qualquer ponto.

Totalista nos dois primeiros encontros, a defesa esquerda Marit Lund, do pentacampeão português Benfica, foi lançada ao intervalo pela Noruega, mas viria a ser expulsa com duplo cartão amarelo ao quarto minuto de compensação, quando cometeu a falta que esteve na origem do terceiro tento da Islândia, e vai cumprir suspensão na fase seguinte.

Nos 'quartos', a Noruega, que vinha de duas eliminações consecutivas na primeira fase e é o segundo país mais titulado em Europeus, atrás dos oito cetros da recordista Alemanha, defrontará o segundo classificado do Grupo B, que será decidido na sexta-feira entre Itália, adversária da já qualificada campeã mundial Espanha, e Portugal, oponente da arredada Bélgica.

As norueguesas vão atuar em Genebra, em 16 de julho, no primeiro encontro da ronda a eliminar, dois dias antes de o vencedor da 'poule' B medir forças com a Suíça em Berna.

A 14.ª edição do Europeu feminino começou em 02 de julho e decorre até dia 27, com a final marcada para o Estádio St. Jakob Park, em Basileia, sendo que Portugal está a cumprir a terceira participação, após ter sido afastado na primeira fase em 2017 e 2022.

 

 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Martim Mayer

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas