O FC Porto regressou, esta sexta-feira, aos trabalhos de preparação da nova temporada, já sob o comando do novo treinador dos dragões Francesco Farioli. Segundo a imprensa nacional, o técnico terá sido o primeiro a chegar ao centro de treinos do Olival, por volta das 7h30 (horário de Portugal Continental), contando com 29 jogadores, incluindo uma surpresa e quatro ausências notórias que estarão de saída do emblema da Invicta.
Os atletas que não se apresentaram no dia um dos dragões foram André Franco, Fábio Cardoso, Romário Baró e Samuel Portugal, que poderão não fazer parte das contas do planeamento para 2025/26.
A grande surpresa acabou por ser a integração de Iván Jaime, que esteve emprestado ao Valência após ter forçado a saída no passado mês de janeiro para o clube espanhol, mas terá uma nova oportunidade de se mostrar ao novo treinador, que terá em conta as suas qualidades.
De referir que os dois reforços já oficializados pelo FC Porto também já estiveram presentes, com João Costa e Dominik Prpic a começarem a conhecer os 'cantos à casa'.
Na nota oficial do clube azul e branco pode-se ler que "são 29 os atletas às ordens de Francesco Farioli no primeiro dia de pré-temporada do FC Porto. O plantel que se apresentou ao serviço esta sexta-feira de manhã no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia foi dividido em dois grupos - um está a fazer trabalho e avaliações físicas no Olival e o outro realiza os habituais exames médicos na Clínica do Dragão. À tarde, os papéis invertem-se".
Há uma dúvida por retirar neste regresso
Quem ainda não se sabe se irá ingressar nos trabalhos do FC Porto é Lucho González. O antigo capitão portista já terá sido contactado por André Villas-Boas para ser parte integrante da equipa técnica de Francesco Farioli e, apesar de ainda nada ser oficial, há quem acredite que seja uma boa opção.
"Conhece o campeonato, conhece a cidade... Pode ser que tudo o que ele fez aqui consiga influenciar os jogadores mais jovens e também a equipa técnica, uma vez que pode ajudar a uma adaptação mais rápida por parte dos novos membros. O Lucho pode trazer o conhecimento daquilo que era enquanto jogador, a sua forma de pensar o jogo e de estar em campo, deixar tudo dentro de campo, porque era um jogador que lutava muito no relvado", afirmou Bruno Moraes.
"Lucho González é uma referência no clube, acredito que pode vir a ser importante para o modelo de jogo e para a equipa comandada por Francesco Farioli", concluiu.
Eis a lista completa de jogadores presentes no recomeço dos trabalhos do FC Porto para a nova temporada, já com Francesco Farioli no comando:
Guarda-redes: Diogo Costa, Claúdio Ramos, João Costa e Diogo Fernandes;
Defesas: João Mário, Martim Fernandes, Otavio, Nehuén Pérez, Zé Pedro, Dominik Prpic, Gabriel Brás, Francisco Moura e Zaidu;
Médios: Vasco Sousa, Stephen Eustáquio, André Oliveira, Marko Grujic, Tomás Pérez, Alan Varela, Rodrigo Mora, Gabri Veiga e Iván Jaime;
Avançados: Pepê, Gonçalo Borges, William Gomes, Ángel Alarcón, Danny Namaso, Deniz Gul e Samu.
Leia Também: FC Porto regressa com Farioli e recorde de compras em perspetiva no verão