Se até ao início desta época os dois técnicos nunca se tinham cruzado, desde dezembro último já contabilizaram quatro duelos, com um triunfo para cada lado e dois empates, sendo que um destes originou o desempate por grandes penalidades que permitiu ao Benfica conquistar a Taça da Liga e o outro abriu caminho para que o Sporting conquistasse o título de campeão.
Essas foram as duas primeiras decisões entre os dois treinadores esta temporada, a primeira em janeiro, quando os dois eternos rivais se 'digladiaram' pela Taça da Liga, em Leiria, com o norueguês Schjelderup a adiantar os 'encarnados' e o sueco Gyökeres a empatar para os 'verdes e brancos' de penálti (1-1).
No desempate através dos castigos máximos, as 'águias' foram mais eficazes e venceram por 7-6, após Trubin defender o derradeiro pontapé 'leonino', de Francisco Trincão.
A segunda decisão -- esta já no sentido figurado -- sucedeu há menos de duas semanas, quando a equipa comandada por Rui Borges foi ao Estádio da Luz empatar 1-1, alcançando um dos resultados que a beneficiava na corrida ao título, já que, apesar da igualdade pontual no topo da prova, mantinha-se na frente, face à vantagem no confronto direto.
Trincão inaugurou o marcador logo aos quatro minutos, mas, na segunda parte, Aktürkoglu 'anulou' o tento da formação 'leonina', que, assim, chegou à última jornada do campeonato com o título na mão e já não deixou fugir o 'bi': venceu o Vitória de Guimarães, em casa, e nem precisou do empate do Benfica em Braga.
Contudo, Lage e Borges já se tinham encontrado por duas vezes antes destes decisivos encontros, a primeira das quais quando o atual técnico sportinguista saiu derrotado do Estádio da Luz ainda ao comando do Vitória de Guimarães (1-0), para a I Liga, em 07 de dezembro, precisamente com um golo do extremo turco.
No final desse mesmo mês, Borges rumou a Lisboa para render João Pereira no Sporting e, logo na estreia, no dia 29, impôs-se a Lage no dérbi realizado no Estádio José Alvalade (1-0), graças à pontaria certeira do moçambicano Geny Catamo, 'roubando' a liderança às 'águias'.
A final da 85.ª edição da Taça de Portugal, entre Benfica e Sporting, está agendada para domingo, a partir das 17:15, no Estádio Nacional, em Oeiras.