Sendo convidados, os dois realizadores vão apresentar "uma parte significativa da sua obra, em espelho com uma seleção de filmes por si escolhidos", explicou a Cinemateca Portuguesa em nota de imprensa.
A programação de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, com o subtítulo 'Malamor / Tainted Love', inclui 60 filmes, entre os quais um inédito, intitulado '13 Alfinetes', encomendado pela BoCA -- Bienal de Artes Contemporâneas, parceira desta programação da Cinemateca.
Este filme foi rodado em Lisboa e em Madrid e será exibido no encerramento do ciclo a 15 de outubro, em Lisboa, e a 23 daquele mês, em Madrid.
Em complemento, a Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, propõe a instalação vídeo 'Sem Antes Nem Depois', que coloca em diálogo os filmes 'Os Verdes Anos' (1963), de Paulo Rocha, e 'Onde Fica Esta Rua?' (2022), de João Pedro Rodrigues e Guerra da Mata.
Na 'carta branca' dada aos dois realizadores, a Cinemateca Portuguesa vai programar filmes de Derek Jarman, Jacques Demy, Jean-Luc Godard, John Waters, Johnnie To, Lucio Fulci, Pedro Almodóvar, Radu Jude, Rainer Werner Fassbinder ou Tsai Ming-Liang, entre outros.
João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata trabalham juntos em cinema desde os anos 1990, o primeiro sobretudo em realização, o segundo em direção de arte e guarda-roupa, e mais tarde também em realização.
'Parabéns' (1997), primeira curta-metragem de João Pedro Rodrigues, 'O Fantasma' (2000), primeira longa-metragem, 'Morrer como um Homem' (2009), 'A última vez que vi Macau'(2012) -- território onde Guerra da Mata viveu -, 'O Ornitólogo' (2016) e 'Fogo Fátuo' (2022) são alguns dos filmes nos quais ambos trabalharam.
João Pedro Rodrigues, que rejeita ser enquadrado somente dentro do cinema de temática 'queer', e João Rui Guerra da Mata preparam um novo filme, 'O Sorriso de Afonso', cuja rodagem está marcada para o outono entre Portugal, Macau e Luxemburgo, segundo informações da produtora Terratreme Filmes.
O filme tem coprodução com as produtoras Jolie Rideau, de Fabrizio Maltese (Luxemburgo), e Frenesy Films, de Luca Guadagnino (Itália).
Leia Também: MDOC entre 28 de julho e 3 de agosto: Mais de 30 filmes em competição