Este Ferrari foi vendido por mais de 20 milhões de euros e bateu recorde

Um Ferrari Daytona SP3 foi vendido em leilão na semana passada por 26 milhões de dólares. Este é um novo recorde, nunca tendo havido um carro novo do fabricante leiloado por um preço tão alto.

Ferrari Daytona SP3 Tailor Made

© Ferrari

Bernardo Matias
20/08/2025 11:15 ‧ há 2 horas por Bernardo Matias

Auto

Ferrari

A Monterey Car Week serviu de palco para um leilão solidário de um Ferrari Daytona SP3 Tailor Made, numa colaboração do fabricante de Maranello e da leiloeira RM Sotherby’s.

 

O vencedor do leilão desembolsou 26 milhões de dólares (mais de 22,3 milhões de euros). Nunca um Ferrari novo tinha sido vendido em leilão por um preço tão alto.

Este foi um exemplar extra aos 599 inicialmente produzidos do Daytona SP3, por encomenda. Destaca-se de todos os demais pela sua decoração em fibra de carbono exposta e amarelo Giallo Modena, assim como pelo logótipo da Ferrari que se estende pela carroçaria - algo inédito.

O tecido sustentável Q-Cycle reveste o interior, sendo fabricado de material de pneus reciclados. Os cintos de segurança são em amarelo, adornados com o 'Cavallino Rampante'.

Este leilão teve um fim solidário. As verbas angariadas revertem na totalidade para a Ferrari Foundation, que está dedicada ao apoio a programas educativos e projetos comunitários em todo o mundo.

Ferrari Daytona SP3

Com apenas 599 unidades produzidas, o Ferrari Daytona SP3 é um modelo de edição muito limitada que integra a série Icona. Homenageia o Ferrari que dominou as 24 Horas de Daytona de 1967, alcançando os três primeiros lugares dessa prova.

A 'alma' do carro é um motor V12 de 6.496 centímetros cúbicos, capaz de debitar um máximo de 840 cv às 9.250 rotações por minuto e 697 Nm de binário às 7.250 rotações por minuto. Está associado a uma caixa automática de sete velocidades F1 DCT. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 2,85 segundos, de acordo com a Ferrari, enquanto a velocidade máxima supera 340 km/h.

O carro tem uma arquitetura de motor central e um chassis feito exclusivamente de materiais compósitos, uma tecnologia que deriva da Fórmula 1. Em termos de eletrónica, encontra-se controlo de estabilidade (ESC), ABS e/EBD de alto desempenho, diferencial eletrónico e-Diff 3.0, SCM-rs, Side Slip Control 6.1 e F1-Trac.

Este Ferrari Daytona SP3 foi concebido no sentido de obter a máxima eficiência através de aerodinâmica passiva, tendo soluções como chaminés que extraem ar de baixa pressão da parte inferior da carroçaria. Segundo a marca italiana, este é o seu "carro mais eficiente alguma vez construído sem recorrer a dispositivos de aerodinâmica ativa".

Tem portas borboleta, que permitem aceder a um interior inspirado em modelos do passado como o 330 P3/4, 312 P e 350 Can-Am. Nesta edição especial, o preto domina, com o amarelo a marcar presença nos cintos de segurança e no logótipo do 'Cavallino Rampante' nos encostos da cabeça.

O painel de instrumentos é minimalista e os dois bancos estão integrados no chassis, enquanto os painéis das portas estão revestidos a couro. O painel de instrumentos é digital, assim como o controlo climático, o volante é multifunções e, no lado do passageiro, o tablier possui a inscrição 'Daytona SP3'.

Leia Também: Ferrari revela lucros de 837 milhões de euros até junho

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas