A pausa de verão do Mundial de MotoGP está ao virar da esquina. Depois do Grande Prémio da Alemanha, em Sachsenring, no último fim de semana, é a vez da Chéquia receber a próxima prova antes das férias.
O português Miguel Oliveira irá entrar em pista com a Pramac Yamaha. Atualmente, ocupa a 23.ª posição no campeonato com apenas seis pontos. Na Alemanha, o português voltou a falhar os pontos. Tal como nos Países Baixos, o piloto de Almada foi forçado a desistir, depois de sofrer uma queda na terceira volta.
Miguel Oliveira já anteriormente tinha desistido no GP de França, sexta prova desta época, não tendo participado na corrida principal do GP da Argentina devido a uma lesão no ombro esquerdo sofrida na sequência de uma queda no sábado, na corrida sprint.
Este foi mais um resultado negativo para Miguel Oliveira na presente temporada, ele que está numa fase crucial da temporada. Apesar de ter contrato válido com a Yamaha, o português precisa de 'mostrar serviço' para tentar segurar o seu lugar na Pramac na próxima temporada, quando a equipa já anunciou Toprak Razgatlioglu como um dos pilotos.
A imprensa internacional especula que há uma cláusula que permite quebrar o contrato mais cedo devido a resultados, e Jack Miller também luta para se manter na Pramac em 2026.
No que toca à luta pelo título, é liderada de forma destacada por Marc Márquez. O piloto da Ducati venceu a prova no circuito de Sachsenring, um dos seus circuitos favoritos, e está numa sequência de quatro vitórias consecutivas. Não falha o pódio desde abril, estando 83 pontos na frente do irmão, Álex Márquez (Gresini/Ducati).
O terceiro classificado é Francesco Bagnaia, também da equipa oficial da Ducati, que já segue a distantes 147 pontos do topo. Fabio Di Giannantonio (Ducati), Franco Morbidelli (Ducati) e Marco Bezzecchi (Aprilia), seguem respetivamente em quinto, sexto e sétimo da classificação.
Aqui, pode consultar os horários de todas as sessões do Grande Prémio da Chéquia com Miguel Oliveira em pista. As horas indicadas são de Portugal Continental (menos uma hora nos Açores).
- Sexta-feira, 18 de julho
- 09h45-10h30: Treino livre 1
- 14h00-15h00: Treino cronometrado
- Sábado, 12 de julho
- 09h10-09h40: Treino livre 2
- 09h50-10h05: Qualificação Q1
- 10h15-10h30: Qualificação Q2
- 14h00: Corrida Sprint (10 voltas)
- Domingo, 13 de julho
- 08h40-08h50: Warm-up
- 13h00: Corrida (21 voltas)
Leia Também: Miguel Oliveira volta a cair e desiste do GP da Alemanha