Lancha portuguesa intercetada a pescar ilegalmente nas Ilhas Atlânticas

As autoridades da Galiza intercetaram uma lancha pneumática com bandeira portuguesa, que se encontrava a pescar ilegalmente nas águas protegidas do Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticas daquela região espanhola, na segunda-feira.

Xunta de Galicia

© Xunta de Galicia

Notícias ao Minuto
20/08/2025 20:14 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

País

Galiza

As autoridades espanholas intercetaram, na segunda-feira, uma lancha pneumática com bandeira portuguesa, que se encontrava a pescar ilegalmente nas águas protegidas do Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galiza. Os dois tripulantes foram identificados.

 

O governo regional da Galiza desencadeou uma operação de vigilância na sequência de um alerta que dava conta da “presença de uma embarcação ancorada a sudeste do ilhéu de A Herbosa, nas proximidades de Sálvora”, de acordo com um comunicado emitido na terça-feira.

“Agentes do parque destacados neste arquipélago dirigiram-se ao local indicado, onde localizaram a referida embarcação numa pequena enseada de águas pouco profundas, com dois ocupantes: um a bordo e outro a praticar pesca submarina com chumbos e um arpão”, detalhou a nota.

As autoridades procederam, assim, “à identificação das duas pessoas”, tendo verificado que os tripulantes “não tinham qualquer autorização ou licença para estar na zona”.

Governo quer prisão para donos de lanchas sem bandeira ou identificação

Governo quer prisão para donos de lanchas sem bandeira ou identificação

O Governo propôs à Assembleia da República que os proprietários de lanchas rápidas a partir de quatro metros de comprimento sem bandeira ou com identificação ocultada ou falsificada possam ser condenados a entre um e quatro anos de prisão.

Lusa | 13:23 - 13/08/2025

O arpão foi apreendido e foi emitido um auto de contraordenação. Entretanto, a direção do parque anunciou que foi acionado “o processo sancionatório contra os dois indivíduos identificados, em aplicação do Plano Diretor de Uso e Gestão (PRUX) aprovado em 2018 e da Lei 30/2014 de Parques Nacionais”.

“Ambas as normas estabelecem claramente a proibição da caça e da pesca desportivas neste tipo de ambientes, uma vez que são consideradas atividades incompatíveis com a preservação dos seus valores naturais”, lê-se.

Composto pelos arquipélagos de Cíes, Ons, Sálvora e Cortegada, o Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galiza é “um dos enclaves de maior valor ecológico e paisagístico” daquela região, tendo “ecossistemas marinhos e terrestres de alta sensibilidade”.

Duas lanchas suspeitas de narcotráfico apanhadas a Sul de Portugal

Duas lanchas suspeitas de narcotráfico apanhadas a Sul de Portugal

Nove suspeitos foram sujeitos aos necessários procedimentos para identificação e tramitação legal.

Notícias ao Minuto | 11:34 - 30/11/2024

Leia Também: Barco de pesca naufraga ao largo de Espinho. Tripulantes foram resgatados

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas