Um cão que se encontrava no bulbo de proa de um navio mercante atracado no terminal norte do Porto Comercial de Aveiro foi resgatado na noite de sábado, dia 19 de julho, pelos elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Aveiro.
O resgate deu-se no âmbito das operações levadas a cabo por aquela força no local, de acordo com um comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN) remetido este domingo às redações.
O animal foi detetado pelas 22h30, tendo sido “resgatado com recurso a uma embarcação e assistido”.
A nota apontou ainda que o cão tinha “algumas dificuldades de locomoção”.
A Polícia Marítima contactou os serviços municipais de Ílhavo para a recolha do animal.
Já no mês passado, um cão que se encontrava isolado numa arriba na zona da marginal norte de Peniche foi resgatado pelos tripulantes da Estação Salva-vidas e do Comando Local da Polícia Marítima daquela região.
"À chegada ao local, os elementos da Autoridade Marítima Nacional verificaram onde o cão se encontrava, tendo, a partir da água, dando indicações à equipa de resgate em grande ângulo dos Bombeiros, que procederam ao resgate do animal", lê-se na nota divulgada na altura.
O animal, que estava estável, não era “portador de qualquer sistema de identificação”, pelo que foi encaminhado para o Canil Municipal de Peniche.
O Capitão do Porto e Comandante Local da Polícia Marítima de Peniche coordenou a operação de resgate.
Leia Também: Jovem de 22 anos resgatado no Cabo da Roca. Terá caído de miradouro