Bolieiro elogia "empenho" para manter consulado dos EUA em Ponta Delgada

O presidente do governo açoriano, José Manuel Bolieiro, elogiou hoje o "empenho" da cônsul Margaret C. Campbell para manter o consulado norte-americano em Ponta Delgada, adiantando que aquela representação vai ter novo responsável a partir de agosto.

José Manuel Bolieiro

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
18/07/2025 18:25 ‧ há 4 horas por Lusa

País

José Manuel Bolieiro

Numa audiência de apresentação de cumprimentos de despedida da cônsul norte-americana em Ponta Delgada, o líder do executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) revelou que Margaret C. Campbell transmitiu à administração norte-americana a importância do consulado em Ponta Delgada.

 

"Num período em que se apontava para um risco de permanência, quero deixar o reconhecimento à senhora cônsul Margaret C. Campbell pelo seu empenho em deixar testemunho claro e objetivo à administração americana da importância do consulado aqui nos Açores e, com isso, uma mensagem relevante para a sua continuidade", afirmou José Manuel Bolieiro aos jornalistas, na sede da Presidência, em Ponta Delgada.

Em março, o jornal The New York Times noticiou que o Departamento de Estado norte-americano -- equivalente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros - incluiu o consulado de Ponta Delgada numa lista de 12 representações diplomáticas a encerrar durante o verão.

Hoje, Bolieiro considerou que o trabalho de Margaret C. Campbell na região foi "muito significante" e avançou que o Governo Regional tem a indicação de que já está nomeada uma nova cônsul, que assumirá funções a partir de agosto naquela representação diplomática.

"Não conheço com certeza absoluta o que vai acontecer no futuro, nem quais serão as posições da administração norte-americana, mas sei que, à data de hoje, a capacidade persuasiva e de justificação da importância da continuidade do consulado norte-americano nos Açores foi bem evidenciada pela cônsul Margaret Campbell", reforçou o líder regional.

Já a diplomata, numa breve declaração sem direito a perguntas, confessou sentir "alguma melancolia" pela sua "última aparição pública antes de partir dos Açores".

"O meu objetivo era manter o ótimo relacionamento entre o meu país e Portugal, especialmente com os Açores, que tem o seu valor estratégico no Atlântico. Sinto e espero que os açorianos concordem que consegui aproximar pessoas para não apenas continuar, mas fortalecer essa relação", declarou, numa mensagem em português.

Margaret C. Campbell, que iniciou funções em 01 de julho de 2022, disse ter experienciado o "encanto" de cada uma das nove ilhas, revelando que sai do arquipélago com o "coração cheio de memórias".

"Foi uma honra servir o meu país no mais antigo consulado [norte-americano] do mundo em operação contínua", assinalou.

Em 07 de março, após notícias que davam conta do possível encerramento do consulado norte-americano em Ponta Delgada, a cônsul afirmou que o governo norte-americano "continuava a avaliar" a sua "postura global" para responder aos "desafios modernos".

Em reação, o Governo português negou à Lusa que a administração norte-americana, presidida por Donald Trump, tenha decidido encerrar o consulado de Ponta Delgada, classificando como especulação as notícias que davam conta dessa medida no verão.

Segundo a notícia do Times, o encerramento de consulados alinhava-se com os planos de cortes drásticos da administração pública assumidos pelo bilionário Elon Musk, que, entretanto, já abandonou a liderança do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla inglês).

Leia Também: Montenegro comprometeu-se a resolver "todas as pendências" dos Açores

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas