O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou, esta sexta-feira, a previsão do tempo para o este fim de semana, dias 19 e 20 de julho, em Portugal continental. As suas férias começam agora?
Segundo a nota partilhada pelo IPMA, no sábado, nas regiões norte e centro, o céu terá "períodos de muita nebulosidade", que começarão a diminuir "durante tarde".
Poderão ainda existir "períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral", sendo que serão mais prováveis "até ao início da manhã e a partir do final da tarde, tornando-se moderada no Minho no final do dia". Já o vento vai soprar "fraco a moderado", a 30 km/h. No entanto, poderá ser "forte" nas terras altas da região centro"-
Note-se que se irá registar uma "pequena subida da temperatura mínima".
Na região sul do continente, o céu estará "pouco nublado ou limpo", podendo apresentar "períodos de mais nebulosidade nebulosidade até ao início da manhã". Haverá também uma "pequena subida da temperatura mínima, exceto no sotavento algarvio"
Cenários semelhantes na Grande Lisboa e Grande Porto.
E no domingo?
Por sua vez, no domingo, o cenário também não se alterará de forma significativa. Manter-se-ão "períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente a nebulosidade a partir da tarde, e apresentando-se em geral pouco nublado no sotavento algarvio".
Poderão existir "períodos de chuva no litoral norte", sendo que serão "mais frequentes até ao início da manhã, estendendo-se ao interior norte e região centro durante a manhã". Também poderá "ocorrer de forma fraca e dispersa no Alto Alentejo e faixa costeira ocidental da região Sul até ao meio da tarde".
O vento vai soprar "fraco a moderado", podendo ser "forte na faixa costeira sul do Algarve durante a tarde e nas terras altas".
Haverá "uma pequena descida de temperatura".
Saiba qual é a previsão para a semana de 21 a 27 de julho
Segundo o IPMA, a semana de 21 a 27 de julho "deverá ser considerada seca e quente". Após a passagem de um anticiclone dos Açores - que se traduzirá em temperaturas amenas -, a partir de quinta-feira, dia 24 de julho, haverá "um aumento generalizado das temperaturas nos dias seguintes".
"Este padrão de tempo resultará num início de semana com alguma nebulosidade e a possibilidade de precipitação fraca na 3ª e na 4ª, dias 22 e 23. Com a rotação do fluxo a meio da semana, o céu passará a estar pouco nublado ou limpo, com o vento fazer-se sentir de forma mais intensa no litoral Oeste", lê-se.
A partir de quinta-feira, as temperaturas máximas vão superar os 35ºC a sul do Tejo, podendo também "superar mesmo os 40ºC durante o fim de semana nas zonas do Vale do Tejo e no Alentejo".
"Note-se também a ocorrência de noite tropicais na região Sul a partir de sexta-feira, dia 24, situação esta que se deverá generalizar a grande parte do país nas noites de 26 e 27 de julho, mesmo em zonas mais próximas do litoral como as áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa", refere a nota partilhada.
Desta forma, o IPMA dá conta de que "a temperatura máxima deverá variar entre 23°C e 38°C nas regiões do interior Norte e Centro, na região Sul variará entre 29°C e 41°C e nas zonas litorais teremos temperaturas máximas entre 21°C e 35°C".
Por sua vez, "a temperatura mínima no território continental deverá situar-se entre 9°C e 20°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 12°C e 22°C na região Sul, sendo que nas zonas litorais os valores deverão variar entre 13°C e 23°C".
Leia Também: Meteorologistas preveem "calor abrasador" até meados de agosto