Nove pessoas - sete homens, com idades entre os 18 e os 79 anos, e duas mulheres, de 39 e 40 anos - foram identificadas por maus-tratos a animais durante uma ação de fiscalização da Guarda Nacional Republicana (GNR), no concelho de Moimenta da Beira.
Segundo a autoridade, em comunicado enviado este sábado às redações, a "operação foi realizada no seguimento de uma investigação pelo crime de maus-tratos a animais de companhia, que decorria há cerca de cinco meses".
No total, foram fiscalizados 32 animais, "entre os quais canídeos de diversas raças, equídeos e outros animais de pecuária".
Além de identificar nove pessoas, a GNR elaborou 16 autos de contraordenação por "diversas infrações", nomeadamente ausência de registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), falta de vacinação antirrábica, deficiências nas condições de alojamento, omissão na identificação de equídeos e asininos e inexistência de licenciamento da atividade pecuária.
A operação contou com a colaboração do médico veterinário municipal de Moimenta da Beira e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.
Leia Também: GNR apreende milhares de cigarros, álcool e máquinas de jogo ilegal