O tiroteio ocorreu durante uma visita policial a uma propriedade em Porepunkah, uma cidade com pouco mais de mil habitantes no estado de Victoria, a 320 quilómetros a nordeste de Melbourne.
As autoridades policiais não avançaram os motivos do tiroteio, mas sabe-se que um grupo de dez agentes tinha-se dirigido à propriedade do alegado atirador por volta das 10h30 (hora local) para dar cumprimento a um mandado de captura.
A polícia pediu aos moradores que permanecessem em casa e aconselhou outras pessoas a não se deslocarem para a zona. Os edifícios públicos e o aeroporto próximo foram encerrados.
A escola local, com pouco mais de 100 alunos, foi evacuada e esteve fechada durante horas antes de os alunos poderem regressar a casa.
Porepunkah, conhecida pelas suas vinhas e vistas panorâmicas, é uma porta de entrada para a região turística alpina de Victoria.
O último polícia a ser baleado e morto em serviço no país foi em 2023 no estado da Austrália Meridional, de acordo com o 'site' do Memorial Nacional da Polícia.
Em 2022, dois polícias foram mortos a tiro por extremistas cristãos numa propriedade rural no estado de Queensland.
Leia Também: "Conclusão perturbadora": Austrália diz que Irão atacou judeus no país