TACV retoma voos domésticos após dias de cancelamentos

A Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) anunciou hoje a retoma dos voos domésticos, depois de dias de "perturbações significativas" que deixaram passageiros retidos nas ilhas, devido a problemas operacionais e limitações da frota que assegura as ligações interilhas.

Passageiros nos voos domésticos em Cabo Verde aumentam 98,3% em fevereiro

© Lusa

Lusa
25/08/2025 16:13 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

TACV

"As operações de voo já foram retomadas e estamos a trabalhar de forma intensiva para restabelecer a normalidade, garantindo o transporte entre hoje e amanhã [segunda e terça-feira] dos passageiros que ficaram retidos nas diferentes ilhas", explicou a companhia em comunicado.

 

Como medidas de apoio imediato, a TACV recorreu ao fretamento de embarcações pela CV Interilhas, operando rotas extraordinárias entre a ilha do Fogo e Santiago, e à utilização de aeronaves Boeing para reforçar as ligações entre São Vicente, Sal e cidade da Praia.

A presidente da Associação das Agências de Viagem e Turismo de Cabo Verde, Marvela Rodrigues, citada pela Rádio de Cabo Verde (RCV), alertou para a repetição destes constrangimentos, sobretudo em períodos de maior movimento.

"Neste momento, sobretudo neste fim de semana, as coisas complicaram. Recebi várias chamadas de clientes retidos em São Vicente, Sal e Boa Vista, com programas e compromissos importantes, sem nenhuma notícia sobre quando iriam sair", disse.

Marvela Rodrigues defendeu ainda maior abertura para investimentos privados no transporte aéreo e marítimo direcionado ao turismo, considerando que a situação prejudica turistas e setor.

"Temos cabo-verdianos que vivem fora e dizem que não vão viajar para Cabo Verde porque não sabem se vão cumprir datas ou sair das ilhas, o que cria problemas até com ligações internacionais", acrescentou.

No final de julho, a TACV também enfrentou "desafios significativos" provocados por avarias simultâneas em dois dos três aviões em operação, o que levou ao cancelamento e reprogramação de várias ligações interilhas.

A companhia estatal, que se dedicava exclusivamente a voos internacionais, assumiu a operação doméstica no início de 2024, devido a problemas com a última concessão do serviço.

Leia Também: Presidente da República de Cabo Verde agradece solidariedade de Coimbra

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas