Tubarão laranja e olhos brancos na Costa Rica. Será o 1.º a ser avistado

O animal sofre de xantismo (uma condição rara de pigmentação que faz com que a pele, escamas ou pelo do animal ganhe uma tonalidade excessiva de amarelo ou dourado) e também de albinismo - o que explica tanto a tez laranja como os olhos brancos.

tubarão laranja
AnteriorSeguinte

© Parismina Domus Dei

Carolina Pereira Soares
18/08/2025 23:14 ‧ há 5 dias por Carolina Pereira Soares

Mundo

Costa Rica

Um tubarão-lixa de quase dois metros e cor de laranja foi avistado na Costa Rica durante uma viagem de pesca realizada por uma empresa turística do país, a Parismina Domus Dei.

 

O avistamento aconteceu em agosto do ano passado, mas só agora é que um estudo da Universidade Federal do Rio Grande, citado pela publicação Miami Herald, e que pode ser consultado aqui, vem determinar o que causou a tonalidade peculiar a este tubarão.

Segundo a análise, o animal sofre de xantismo, uma condição rara de pigmentação que faz com que a pele, escamas ou pelo do animal ganhe uma tonalidade excessiva de amarelo ou dourado - o que explica, assim, a cor laranja do tubarão.

Veja as imagens deste tubarão na galeria acima.

Até à época, o xantismo só tinha sido encontrado em alguma espécies de peixes nas Caraíbas, e nunca em peixes cartilagíneos, que incluem tubarões e raias. Mas mesmo em todo o reino animal é uma condição extremamente rara, que só tinha antes aparecido em algumas espécies de répteis e pássaros - embora em números muito reduzidos.

"A descoberta de um tubarão-lixa laranja levanta questões importantes sobre a genética e a adaptabilidade da espécie", considera o estudo. "Isto é uma ocorrência única ou é um indício de uma tendência genética na população local?", questiona.

Os cientistas têm vindo a especular que o xantismo diminui consideravelmente as probabilidades de sobrevivência dos afetados, dado que a cor dos animais se torna, naturalmente, mais visível no seu meio natural.

Contudo, o estudo concluiu que, tendo em conta o tamanho deste tubarão (que chega quase aos dois metros), a sua cor não afetou a sua sobrevivência até agora.

Por si só, já é impressionante, tendo em conta a tese dos especialistas, mas a sobrevivência deste animal torna-se ainda mais surpreendente quando aliada ao facto de este tubarão sofrer também de albinismo. Aliás, nas imagens, é possível notar que o tubarão tem os olhos brancos.

O albinismo é uma condição um pouco mais comum (e mais conhecida), que resulta na ausência de melanina no animal em questão, levando a que, muitas vezes, os afetados tenham pele, escamas ou pelos brancos, o que dificulta a camuflagem dos animais.

Para além disto, a condição pode ainda causar sensibilidade elevada ao sol e, em alguns casos, dificultar o acasalamento do animal afetado.

Por isto mesmo, a sobrevivência de um tubarão cor-de-laranja com olhos brancos é, para além de inédita, uma descoberta surpreendente para muitos dos cientistas na área.

Os tubarões-lixa, por norma, têm uma tez acastanhada quando chegam a adultos, o que os ajuda a camuflarem-se entre os corais e recifes no fundo do mar.

A cor laranja deste animal iria, por isso, fazer com que sobressaísse no seu habitat natural e, naturalmente, dificultasse o processo de caça e de alimentação deste tubarão - dificuldades que parece ter superado sem grandes problemas. Os cientistas questionam-se se não poderá ter tido até algumas vantagens devido à cor inusitada.

Leia Também: Mais de 3 mil pessoas suspeitas de abandonarem animais numa década

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas