Menina de 5 anos em estado grave após afogamento em piscina em Espanha

A menina de cinco anos, que se encontra hospitalizada, está em estado grave após ter-se afogado numa piscina de um completo turístico na ilha de Fuerteventura, em Espanha. Quando foi resgatada da água, a menina estava em paragem cardiorrespiratória.

piscina

© Shutterstock

Maria Gouveia
07/08/2025 18:57 ‧ há 7 horas por Maria Gouveia

Mundo

Espanha

Uma menina de cinco anos está em estado grave depois de se ter afogado na piscina de num complexo turístico em Pajará, na ilha de Fuerteventura, em Espanha, esta quinta-feira.

 

O alerta para os serviços de emergência foi dado pelas 13h22 locais (12h22, em Portugal continental) pelo nadador-salvador que retirou a criança da água.

A menina estava já em paragem cardiorrespiratória e, por isso, o nadador-salvador começou de imediato a fazer manobras de reanimação, conta a Telecinco.

Já no local, os serviços de emergência continuaram as manobras e conseguiram reverter a paragem cardiorrespiratória. A menina, já estabilizada, foi levado para o Hospital Geral de Fuerteventura e, posteriormente, transportada de helicóptero para o Hospital Universitário Materno-Infantil de Canarias.

Para a ocorrência foram também chamados agentes da Guardia Civil e da Polícia Local.

Dados de afogamentos em Espanha... e em Portugal

Segundo a Associação de Pediatria de Espanha o afogamento é a segunda causa de morte acidental em menores de 14 anos no país. A maioria ocorre em água doce, em piscinas particulares, sobretudo no caso de crianças pequenas.

Nos últimos 30 anos morreram três milhões de pessoas devido a afogamentos (43% eram crianças)em todo o mundo. Ainda este mês, um relatório indicou o panorama em Portugal, que dá conta de que, por cá, em quatro anos, morreram 55 crianças (19 tinham até 4 anos).

Dados de um relatório da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) indicam que morrem por ano 10 crianças afogadas em Portugal. As crianças dos 0 aos 4 anos são as que mais se afogam em piscinas.

Afogamentos: As mortes, as crianças e como prevenir (cá e lá fora)

Afogamentos: As mortes, as crianças e como prevenir (cá e lá fora)

Nos últimos 30 anos morreram três milhões de pessoas devido a afogamentos (43% eram crianças). Ainda este mês, um relatório indicou o panorama em Portugal, que dá conta de que, por cá, em quatro anos, morreram 55 crianças (19 tinham até 4 anos).

 Ana Teresa Banha | 23:56 - 25/07/2025

Leia Também: "Adoravam a praia". Identificados irmãos britânicos afogados em Espanha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas