"Nadei por fenda". Menino de dez anos sobrevive a naufrágio no Vietname

Pelo menos dois menores fazem parte dos sobreviventes no acidente de barco na Baía Ha Long, no Vietname. O número de vítimas mortais ainda não é definitivo, mas já são quase 40.

vietname barco

© Hải Phòng Của Tôi/ Facebook

Notícias ao Minuto
19/07/2025 23:26 ‧ há 7 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Vietname

Um menino de dez anos foi um dos poucos sobreviventes no acidente de barco que ocorreu, este sábado, na Baía Ha Long, no Vietname.

 

Em declarações ao jornal VietnamNet, a criança explicou como escapou após o barco ter-se virado, quando as condições meteorológicas pioraram: "Respirei fundo, nadei por uma fenda e depois consegui vir à superfície. Até gritei por ajuda, mas depois fui puxado para cima por um barco com soldados."

De acordo com uma outra publicação vietnamita, o VNExpress, este não foi o único menor a ser salvo. Bui Cong Hoan, vice-presidente da Associação de Barcos Turísticos de Ha Long, que estava presente no local do resgate, explicou que também um adolescente de 14 anos sobreviveu.

"Embora o barco estivesse virado e a cabine dos passageiros estivesse trancada, ainda havia uma abertura de cerca de 50 a 60 centímetros, que era suficiente para que o oxigénio entrasse. Foi assim que o menino sobreviveu. A equipa de resgate então partiu a janela e colocou o menino num barco salva-vidas", detalhou o responsável.

As operações de resgate ainda decorrem, mas segundo uma publicação no Facebook da Guarda de Fronteira de Hon Gai, o número de mortos era de 38 às 2h00 já de domingo no local (20h56 em Lisboa).

Segundo o VNExpress, o barco levava 53 pessoas - a mais nova com quatro anos, a mais velha com 53. Os corpos retirados já foram encaminhados para local devido onde vão ser identificados.

Como está a ser o resgate?

Após as autoridades receberem o alerta, foram mobilizados para  o local do acidente vários navios que se encontravam próximos, guarda costeira e também da fronteira, elementos da Marinha e polícia.

Terão sido mobilizadas, logo desde o início, 300 pessoas e cerca de 30 barcos.

A equipa de resgate foi dividida em vários grupos, com um deles a ser de 15 mergulhadores que procuraram vítimas no porão do navio naufragado.

Um outro grupo cercou o navio naufragado e fez as buscas na zona redundante.

Neste último balanço da Guarda de Fronteira foi também apontado que o barco já tinha sido virado. 

As condições, o impacto aéreo e o local

O incidente ocorreu logo após a chegada da tempestade Wipha ao Mar da China Meridional, que trouxe ventos fortes, aguaceiros e trovoada para aquela área.

A tempestade é o terceiro tufão a atingir o Mar da China Meridional este ano e deve atingir a costa norte do Vietname no início da semana que vem.

As interrupções relacionadas com a tempestade também impactaram as viagens aéreas, de acordo com o Aeroporto Noi Bai. O aeroporto informou que nove voos a chegar foram desviados para outros aeroportos, enquanto três voos de partida foram temporariamente suspensos devido às condições climáticas adversas.

Os ventos trazidos pela tempestade Wipha atingiram até 101 km/h e rajadas de até 126 km/h quando passou ao sul de Taiwan no sábado.

A Baía de Ha Long fica a cerca de 200 quilómetros a nordeste de Hanói e atrai dezenas de milhares de visitantes todos os anos. Quem visita a Baía de Ha Long, costuma optar por fazer passeios de barco noturnos para explorar melhor a área. 

Leia Também: Pelo menos 27 mortos após barco turístico afundar no Vietname

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas