Liga Árabe pede financiamento do plano árabe para reconstruir Gaza

A cimeira árabe, reunida em Bagdade, apelou hoje ao financiamento do plano árabe para reconstruir a Faixa de Gaza e reclamou maior pressão internacional para "parar o derramamento de sangue" no território palestiniano.

Notícia

© Reuters

Lusa
17/05/2025 16:48 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

A declaração final do 34.º fórum da Liga Árabe "insta os países e as instituições financeiras internacionais e regionais a fornecerem rapidamente o apoio financeiro necessário" a um plano apresentado em março pela organização árabe para a reconstrução de Gaza, em alternativa à proposta amplamente condenada pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou querer assumir o controlo do território.

 

A iniciativa prevê a criação de um fundo para financiar a reconstrução do território palestiniano no valor de 53 mil milhões de dólares (cerca de 47,5 mil milhões de euros, ao câmbio atual) em cinco anos.

Os membros da Liga Árabe, reunidos na 34.ª edição do fórum da organização, apelaram a uma maior pressão internacional para "parar o derramamento de sangue" na Faixa de Gaza palestiniana, onde Israel anunciou uma intensificação da sua ofensiva, em curso há 19 meses.

"Exortamos a comunidade internacional, em particular os países que podem influenciar a situação, a assumir as suas responsabilidades morais e legais para exercer pressão, parar o derramamento de sangue e garantir a entrada de ajuda humanitária urgente" no território palestiniano sitiado, de acordo com o comunicado final.

As autoridades de Gaza elevaram hoje para quase 53.300 o número de mortos resultante da ofensiva militar israelita contra o enclave, desde o seu início, após os ataques levados a cabo a 07 de outubro de 2023 pelo Hamas e outros grupos palestinianos, que causaram cerca de 1.200 mortos e perto de 250 raptados, segundo o balanço oficial fornecido pelas autoridades israelitas.

A cimeira árabe também saudou a decisão do Presidente Trump, esta semana, de levantar as sanções contra a Síria para permitir a reconstrução do país, após a queda do regime de Bashar al-Assad em dezembro passado.

Leia Também: Putin convida países da Liga Árabe para primeira cimeira russo-árabe

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas