O Feyenoord anunciou, este domingo, a contratação de Gonçalo Borges, num negócio com o FC Porto que poderá ultrapassar a barreira dos 10 milhões de euros.
A chegada do jovem internacional português a Roterdão foi preparada com pompa e circunstância, tendo aterrado no Feijenoord de helicóptero, surpreendendo os adeptos como o novo reforço para a época 2025/26.
“Estou muito feliz por chegar ao Feyenoord. É um clube com história, com paixão e com um estilo de jogo que me entusiasma. Venho para trabalhar, para evoluir e para ajudar a equipa a conquistar os seus objetivos”, afirmou o avançado português, após a assinatura do contrato.
Pouco depois do anúncio dos neerlandeses, o FC Porto detalhou os moldes do negócio pelo jovem avançado português, na ordem dos 10 milhões de euros, mais um milhão em variáveis.
"O FC Porto chegou a um acordo com Feyenoord Rotterdam para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos de Gonçalo Borges pelo valor total de 11 milhões de euros, correspondendo a uma remuneração garantida de 10M acrescida de uma remuneração variável máxima de 1M", começou por explicar o clube azul e branco.
"Este acordo prevê também 15% de uma mais-valia futura na venda dos direitos de inscrição desportiva do jogador. O FC Porto assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e declara que esta transferência não contou com qualquer intervenção de intermediação", explicou de seguida a direção encabeçada por André Villas-Boas.
𝑨𝑹𝑹𝑰𝑽𝑬𝑫 𝑰𝑵 𝑺𝑻𝒀𝑳𝑬
— Feyenoord Rotterdam (@Feyenoord) July 20, 2025
🇵🇹 Bem-vindo ao Feyenoord, Gonçalo! pic.twitter.com/XwiwcqFEAK
Apontado ao Brasil, mas...
O internacional sub-21 português muda-se, assim, para os Países Baixos, depois de ter sido fortemente apontado ao Brasil, nomeadamente ao Botafogo, que viu Renato Paiva ser rendido por Davide Ancelotti como treinador, recentemente.
Esta será a primeira experiência no estrangeiro da carreira do lisboeta, ele que chegou às camadas jovens dos dragões no verão de 2015, depois de, numa primeira instância, ter dados nas vistas ao serviço do eterno rival, o Benfica.
Desde então, o criativo representou os vários escalões do emblema sediado na Cidade Invicta. A estreia ao serviço da equipa principal deu-se a 15 de dezembro de 2021, quando foi lançado por Sérgio Conceição, na meia hora final do triunfo conquistado na receção ao Rio Ave, por 1-0.
Gonçalo Borges representou o FC Porto durante dez temporadas, tendo começado por ser campeão nacional e europeu de juniores em 2018/19, seguindo-se as conquistas de uma I Liga, duas Taças de Portugal, duas Supertaças e uma Taça da Liga como sénior. No total, foram dois golos e oito assistências em 88 jogos pela equipa principal dos dragões.
[Notícia atualizada às 15h04]
Leia Também: Acordo fechado. FC Porto vende Gonçalo Borges ao Feyenoord