Mehdi Taremi pode estar em vias de regressar ao FC Porto, apenas um ano depois de ter optado por não renovar contrato com o clube que representava já desde 2020, e pelo qual somara 91 golos e 47 assistências ao cabo de 182 partidas oficiais.
A notícia 'bombástica' é adiantada, este sábado, por Hatam Shiralizadeh, jornalista da agência noticiosa iraniana Tasnim, que assegura que, "nos últimos dias, intermediários abordaram os representantes de Mehdi Taremi para discutir o potencial interesse em voltar ao FC Porto", que estará "ativamente à procura de um novo ponta de lança".
Uma informação que surge no final de uma temporada pouco feliz para o jogador de 33 anos de idade, que não foi capaz de ir além dos três golos e das três assistências nos 43 encontros em que foi utilizado por Simone Inzaghi (que, entretanto, deixou, também ele, o clube, para suceder ao treinador português Jorge Jesus no comando técnico do Al Hilal, da Arábia Saudita).
Os mais recentes relatos oriundos de Itália apontam para que a direção nerazzurra esteja à procura de uma solução para o internacional iraniano, que não entra nas contas do novo timoneiro, o romeno Cristian Chivu, para 2025/26.
Os vice-campeões transalpinos em título já terão, de resto, demonstrado abertura para negociar o passe do avançado (que adquiriram, a 'custo zero') a troco de uma verba situada entre os três e os cinco milhões de euros, ou, em alternativa, emprestá-lo, com um acordo que contemple uma cláusula de opção de compra.
In recent days, intermediaries have reached out to Mehdi Taremi's entourage to discuss his potential interest in returning to FC Porto. The Portuguese club is actively seeking to sign a new striker.
— Hatam Shiralizadeh (@HatamDaddy) July 19, 2025
Taremi is the third-highest scorer in Porto's history, with a total of 91 goals. pic.twitter.com/FxaIVBp8xZ
Que opções tem Francesco Farioli?
Sob o leme de um novo treinador, o italiano Francesco Farioli, eleito para suceder no cargo ao argentino Martín Anselmi, o FC Porto prepara-se para 'atacar' a temporada 2025/26 com Samu Aghehowa como titular indiscutível, surgindo Danny Namaso e Deniz Gul como os mais próximos concorrentes.
No entanto, a verdade é que, na passada época, nenhum dos dois conseguiu convencer em pleno a estrutura azul e branca. O internacional camaronês, recorde-se, somou apenas quatro golos e uma assistência em 42 jogos oficiais, enquanto que o turco se ficou pelos dois remates certeiros em 23 partidas.
É, assim, nesta equação que surge Mehdi Taremi, o homem que, aos dias de hoje, mantém o estatuto de terceiro melhor marcador estrangeiro da história dos dragões, com 91 golos, apenas menos um do que o colombiano Jackson Martínez. A liderança desta tabela está, no entanto, bem segura nas mãos do brasileiro Mário Jardel, que, entre 1996 e 2000, marcou 168 tentos em 175 encontros.
Um dossiê que a direção liderada por André Villas-Boas pretenderá, certamente, dar por encerrado o mais rapidamente possível, uma vez que o arranque dos embates 'a doer' está agendado já para o fim de semana de 9 e 10 de agosto, perante o Vitória SC, no Estádio do Dragão, na jornada inaugural da I Liga.
Até lá, a formação azul e branca (que, no primeiro teste de pré-temporada, goleou o Trofense, por 4-0) ainda tem amigáveis agendados com Twente e Atlético de Madrid, a 27 de julho e 3 de agosto, respetivamente.
Leia Também: Da falência à fortuna. Como AVB encheu os cofres do FC Porto em três atos