Fabrizio Romano avança, este sábado, o acordo entre o Manchester United e o Barcelona para a contratação de Marcus Rashford a título de empréstimo, com opção de compra no final da época 2025/26.
Segundo o jornalista especialista no mercado de transferências, o avançado inglês aguarda apenas a autorização dos red devils para poder viajar para Espanha de forma a efetuar os habituais exames médicos, antes da oficialização do negócio.
Esta transferência era algo que todas as partes envolvidas pretendiam. Marcus Rashford, de 27 anos, estava 'riscado' no Manchester United, liderado por Ruben Amorim. No momento da sua chegada, em novembro, o técnico português ainda salientou que tinha vontade de trabalhar com o jogador, mas rapidamente as coisas mudaram devido a falta de compromisso do atleta com a equipa e com o plano de jogo delineado. A solução passou por um empréstimo ao Aston Villa, em janeiro, no qual Rashford até deixou bons sinais, com quatro golos e cinco assistências e exibições de grande nível, sobretudo na fase a eliminar da Liga dos Campeões.
No final da época passada, o Aston Villa optou por não exercer a opção de compra e o Manchester United teve de lidar com o regresso de uma grandes estrelas da sua formação. No entanto, a decisão estava tomada. Marcus Rashford não integrou o início dos trabalhos de pré-temporada do emblema de Old Trafford e viu ainda a 'sua' camisola 10 a ser entregue ao brasileiro Matheus Cunha, contratado este verão ao Wolverhampton, de Vítor Pereira, por uma verba a rondar os 74 milhões de euros.
Ao longo do verão, Rashford mostrou interesse em reforçar o Barcelona, reagindo, nas redes sociais, a diversas publicações de Lamine Yamal, a pérola do emblema catalão e novo dono da mítica camisola 10, que já pertenceu a Lionel Messi.
Recorde-se que os blaugrana tinham outras opções em mente para reforçar o ataque, nomeadamente Nico Williams e Luis Díaz, ex-FC Porto. O primeiro acabou por assinar a renovação de contrato com o Athletic Bilbao, enquanto o segundo 'sofreu' com as altas exigências do Liverpool, que exigiu um valor a rondar os 80 milhões de euros para a transferência do colombiano.
Deco, diretor desportivo do Barcelona, conseguiu, assim, colmatar uma das grandes lacunas dos campeões espanhóis, que não tinham alternativas válidas para os corredores, com Raphinha e Lamine Yamal a serem alvos de sobrecarga física na última temporada. Rashford será a terceira contratação para 2025/26, depois das chegadas do guarda-redes Joan García e do extremo Roony Bardghji, este último associado ao FC Porto durante este verão.
BREAKING: Marcus Rashford to Barcelona, here we go!
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) July 19, 2025
Verbal agreement in principle between all parties involved with Barça planning for medical tests next days.
Loan deal with buy option, details being finalised today then Man Utd will authorize his travel to Spain. ️ pic.twitter.com/Hp4sZNBCRv
Leia Também: Raphinha tem novo 'look'... e adeptos do Barcelona pensam todos no mesmo