O Sporting de Braga anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde deste sábado, que alcançou um acordo com o Paris Saint-Germain tendo em vista a transferência de Gabriel Moscardo.
O médio-defensivo de apenas 19 anos de idade chega ao Estádio Municipal de Braga a título de empréstimo, válido até ao final da nova temporada de 2025/26, sem qualquer tipo de cláusula de opção de compra, sensivelmente, ano e meio depois de ter sido adquirido ao Corinthians, a troco de uma verba situada nos 20 milhões de euros.
A verdade é que, apesar de pertencer aos quadros dos campeões franceses em título, o internacional sub-20 brasileiro não soma qualquer minuto ao serviço da equipa orientada por Luis Enrique, visto que, após ser recrutado, foi cedido, primeiro, ao Corinthians, e, depois, ao Stade de Reims.
A adaptação ao futebol europeu permanece, de resto, longe de estar terminada, como comprova o facto de, na passada época de 2024/25, ter sido chamado a participar em apenas dez jogos do 16.º classificado da Ligue 1 (que acabou despromovido à Ligue 2), ao cabo dos quais somou um golo.
Na Pedreira, a jovem promessa canarinha procura, agora, convencer o catalão Carlos Vicens, antigo 'braço direito' de Pep Guardiola, no Manchester City, a conceder-lhe a continuidade de que necessita para colocar em prática todo o potencial que lhe é augurado.
Reforços não param de chegar
Gabriel Moscardo torna-se, de resto, no sexto reforço oficial do Sporting de Braga para a campanha que se avizinha, seguindo as pisadas de Leonardo Lelo (recrutado, a 'custo zero', após terminar contrato com o Casa Pia), Alaa Bellaarouch (adquirido ao Strasbourg, por 300 mil euros), Gustaf Lagerbielke (comprado ao Celtic, por 2,5 milhões de euros), Fran Navarro (que permanece, após empréstimo, mediante o pagamento de 2,7 milhões de euros ao FC Porto) e Mario Dorgeles (contratado ao Nordsjaelland, por 11 milhões de euros).
Em sentido inverso, a direção liderada por António Salvador já concretizou as vendas de Roberto Fernández (ao Espanyol, por 6,2 milhões de euros), Matheus Magalhães (ao Estrela Vermelha, por 1,3 milhões de euros) e Joe Mendes (ao Samsunspor, por 1,2 milhões de euros). Isto, sem esquecer os empréstimo de Bartlomiej Wdowik ao Jaguielhónia.
'Ensaio geral' é já este sábado
O Sporting de Braga recebe, este sábado, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), o Celta de Vigo, num encontro que servirá, simultaneamente, de apresentação aos sócios e de 'ensaio geral' tendo em vista os decisivos testes que se avizinham no que à temporada 2025/26 diz respeito.
O primeiro está agendado para a próxima quinta-feira, perante o Levski Sofia, no Estádio Georgi Asparuhov, na Bulgária, e diz respeito à primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa. O duelo da segunda mão realiza-se, precisamente, uma semana depois, desta feita, no Estádio Municipal de Braga.
Já a entrada em ação na I Liga, será no fim de semana de 9 e 10 de agosto, perante o Tondela, também em 'casa'.
Leia Também: Sp. Braga quebra 'suspense' e desvenda camisola alternativa para 2025/26