Paul Merson, antigo internacional inglês que se destacou ao serviço do Arsenal, com 99 golos marcados ao cabo de 425 jogos, entre 1986 e 1997, fez, este sábado, uso do espaço de opinião que assina na estação televisiva britânica Sky Sports para arrasar a aquisição de Noni Madueke ao Chelsea, a troco de uma verba na ordem dos 55 milhões de euros.
"Estou estupefacto pelo facto de o Arsenal ter contratado Noni Madueke. Estou chocado. Se o Arsenal comprasse qualquer jogador ao Chelsea, ele seria aquele em quem eu menos pensaria. Não vejo o sentido. É muito dinheiro por um jogador que não é um goleador profícuo. Ele é o tipo de jogador que faz um bom jogo aqui e ali, mas é tudo. A consistência de rendimento não está lá", começou por afirmar.
"Espero que ele prove que estou enganado. Ele terá os seus bons jogos, tal como aconteceu ao serviço de Inglaterra, no mês passado, mas, depois, deixas de o ver, durante algumas semanas. Para mim, no Chelsea, teria sempre preferido Jadon Sancho em detrimento dele. Não quero ser desrespeitoso para com o jogador, mas estou estupefacto com o dinheiro que o Arsenal está a pagar por ele", prosseguiu.
"O Chelsea, simplesmente, não conseguirá acreditar que este acordo lhe chegou às mãos. Não vai acreditar na sorte que teve. A única questão, no Chelsea, é ver como é que Jamie Gittens irá assentar, depois da aquisição ao Borussia Dortmund. Quão bom será? Mas não terão grandes dúvidas em validar a transferência de Madueke para o outro lado de Londres", rematou.
Nem Gyokeres escapa
Paul Merson virou, de seguida, baterias para Viktor Gyokeres, jogador que, ao que tudo indica, estará na iminência de rumar ao Arsenal, proveniente do Sporting, a troco de uma verba na ordem dos 63,5 milhões de euros, que poderá ascender aos 73,5 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos.
"No geral, o Arsenal fez bons negócios, este verão. Martín Zubimendi é uma aquisição de topo. Viktor Gyokeres também é uma boa aquisição, mas teremos de ver se o registo que teve em Portugal se traduzirá na Premier League. Quantos jogadores vingaram em Portugal e nos Países Baixos, mas não vingaram em Inglaterra? Estou certo de que haverá pessoas a gritar-me exemplos no qual o registo não se traduziu, mas ele terá de provar", referiu.
"Lembrem-se, ele jogou no Coventry City, e, na altura, não havia uma fila para o contratar. Ninguém estava disposto a arriscar. Ele foi para Portugal e esteve muito bem, mas este não é o campeonato mais forte da Europa. Agora, vai ser contratado por uma quantia decente, e, para mim, é uma questão de olhar para este espaço", completou.
Viktor Gyokeres, recorde-se, chegou ao Sporting, proveniente do Coventry City, no verão de 2023, a troco de uma verba na ordem dos 20 milhões de euros. Durante este período de tempo, somou um total de 97 golos e 27 assistências ao cabo das 102 partidas oficiais disputadas de leão ao peito.
Leia Também: 'Fumo branco' iminente entre Sporting e Arsenal por Gyokeres