Sporting e Arsenal estarão na iminência de alcançar um acordo tendo em vista a transferência, a título definitivo, de Viktor Gyokeres, colocando, desta maneira, um ponto final naquela que está já a ser uma das principais novelas do mercado de verão.
De acordo com informações adiantadas, este sábado, pelo jornalista britânico Ben Jacobs, as posições de ambos os clubes estão mais próximas do que nunca, de tal maneira que a expetativa é de que seja possível firmar um entendimento já no fim de semana, podendo este superar a barreira dos 70 milhões de euros.
Os gunners já se comprometeram a pagar aos leões uma vertente fixa na ordem dos 63,5 milhões de euros, à qual irá acrescer uma variável, no valor de dez milhões de euros. Neste momento, é, precisamente, nesta última que reside o derradeiro impasse.
A direção liderada por Frederico Varandas pretende que os bónus sejam ativados mediante o cumprimento de objetivos desportivos considerados acessíveis, ao passo que os ingleses ainda vão procurando salvaguardar-se e 'complicar-lhe a vida'.
Ainda assim, acrescenta a mesma fonte, restam apenas "pequenos detalhes" por resolver, pelo que, nas próximas horas, o jogador de 27 anos de idade pode mesmo vir a receber 'luz verde' para viajar rumo a Londres e realizar os habituais exames médicos.
À espera, no Emirates Stadium, o avançado terá, ao que tudo indica, um contrato válido até junho de 2030, que contemplará um vencimento na ordem dos oito milhões de euros por ano, isto é, mais do triplo daquele que este aufere, em Alvalade.
Arsenal now close to a full agreement with Sporting for Viktor Gyökeres.
— Ben Jacobs (@JacobsBen) July 18, 2025
Hope is for a breakthrough over the weekend with a small portion of the add-ons still under discussion and Gyökeres waiting for permission to undergo a medical.
€63.5m+€10m package broadly agreed and… pic.twitter.com/oTKAJukgFd
Falhou a viagem para a Ásia
Viktor Gyokeres, recorde-se, optou por não se apresentar aos trabalhos de pré-temporada do Sporting, que irá dar o 'tiro de partida' na nova campanha de 2025/26 já no próximo dia 31 de julho, perante o Benfica, no Estádio do Algarve, no tão aguardado dérbi lisboeta da Supertaça Cândido de Oliveira.
O objetivo passava por forçar o clube de Alvalade (com o qual tem contrato válido até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão no valor de 100 milhões de euros) a libertá-lo o mais rapidamente possível, mas a verdade é que nem isso impediu que este processo se 'arrastasse'.
O treinador do Arsenal, Mikel Arteta, por seu lado, pretendia contar com o goleador já na digressão a realizar pela Ásia, mas também ele viu o objetivo gorado, visto que a viagem para Singapura é já este sábado, pelo que é certo que este não irá seguir no voo com a (provável) nova equipa.
Quem também desempenhou um papel importante nas negociações foi o agente de Viktor Gyokeres, Hasan Çetinkaya, que, entre ameaças de divulgar um alegado acordo com o ex-diretor desportivo verde e branco, Hugo Viana, para que o jogador saísse por 60 milhões de euros, teve de voltar atrás.
O empresário sueco acabou mesmo por abdicar da comissão a que teria direito, de 10% (o equivalente a mais de seis milhões de euros) para facilitar o diálogo entre portugueses e ingleses. Agora, parece certo que o 'casamento' irá mesmo dar-se.
Leia Também: Espanhóis revelam o salário que Viktor Gyokeres pode receber no Arsenal