Richard Ríos é um dos nomes mais badalados do mercado de transferências de verão, neste momento, e ameaça mesmo provocar um autêntico 'leilão' entre Benfica e FC Porto, depois de ter dado nas vistas ao serviço do Palmeiras, sob as ordens do treinador português Abel Ferreira.
O internacional colombiano chegou ao Allianz Parque em 2023, proveniente do Guarani, a troco de pouco mais de um milhão de euros, mas rapidamente se afirmou como titular indiscutível, tendo atingido o expoente máximo de valorização no passado Campeonato do Mundo de Clubes, onde o Verdão só foi eliminado pelo campeão, o Chelsea.
Aos 25 anos de idade, o médio está no 'ponto de rebuçado' para seguir viagem rumo ao futebol europeu, tendo chamado a atenção, não só dos eternos rivais portugueses, como também de outros 'colossos', como é o caso da AS Roma.
Terá o campeonato português argumentos para conseguir convencer o jogador natural de Vegachí? Ou o 'chamamento' de forças mais poderosas acabará por 'desviá-lo'? O Desporto ao Minuto analisa os prós e contras deste boato.
Por que pode acontecer?
No Benfica, o clima eleitoral começa a aquecer (o sufrágio está agendado já para o próximo dia 25 de outubro), e Rui Costa pretende investir fortemente no reforço do plantel às ordens de Bruno Lage, para assegurar que se mantém firme na presidência.
O líder máximo dos encarnados já terá mesmo enviado um grupo de emissários a São Paulo, para fazer saber ao Palmeiras que está disposto a chegar aos 25 milhões de euros (mais bónus) pelo passe de Richard Ríos, que teria 'lugar cativo' no centro do terreno.
O FC Porto também já demonstrou ter os 'bolsos cheios' para atacar o defeso, de tal maneira que já gastou perto de 50 milhões de euros nas aquisições de Gabri Veiga, Borja Sainz, Dominik Prpic, João Costa e Nehuén Pérez a Al-Ahli Jeddah, Norwich City, Hajduk Split, Estrela da Amadora e Udinese, respetivamente.
Além disso, há que ter em conta que a AS Roma estará a começar a perder a paciência com o Verdão, especialmente, depois de não ter obtido qualquer tipo de resposta à mais recente proposta, que contemplava uma vertente fixa de 28 milhões de euros, e uma variável de três milhões de euros.
Por que pode não acontecer?
Apesar do 'assédio', o Palmeiras já terá feito saber aos potenciais interessados que não tem qualquer intenção de abrir mão de Richard Ríos (que tem contrato válido até dezembro de 2028) por menos de 30 milhões de euros, um valor elevado para a realidade do futebol português.
Um fator que ganha outro tipo de preponderância se tivermos em conta que o internacional colombiano também já foi colocado no radar de clubes como Internazionale, Atalanta ou Nottingham Forest, que apresentam outro tipo de argumentos financeiros para enfrentar uma operação desta magnitude.
Portugal é conhecido por ser um autêntico 'viveiro' de talentos, mas o próprio jogador saberá , de resto, que, aos 25 anos de idade, teria de chegar e 'pegar de estaca' para ainda ambicionar alcançar outro tipo de patamares em 'tempo útil'.
Todas as semanas, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O rumor da semana', que pretende analisar, ao detalhe, as circunstâncias em torno dos mais badalados negócios do mercado de transferências.
Leia Também: O rumor da semana: Irá mesmo João Félix regressar ao Benfica?