Do sorriso ao insulto e com a saída no horizonte. A relação entre Orkun Kokçu e Bruno Lage poderá estar irremediavelmente comprometida, ao ponto do internacional turco poder mesmo deixar o Benfica no presente mercado de transferências de verão. O que começou por ser uma discussão entre ambos em pleno jogo do Mundial de Clubes, frente ao Auckland City, pode ter sido o rastilho para a saída daquele que foi um dos pilares das águias nas últimas três temporadas.
O mal-estar entre ambos arrancou no passado dia 20 de junho, no segundo tempo do jogo que ditou uma goleada frente ao Auckland City (6-0). Depois de ser substituído por Bruno Lage, Orkun Kokçu expressou a sua revolta ao ser trocado por Renato Sanches. Logo nessa altura, o turco entrou em confronto de palavras com Bruno Lage, tendo mesmo nem cumprimentado o treinador encarnado quando saiu, e os dois voltaram a 'pegar-se' quando Renato Sanches marcou para o Benfica, ao ponto de ter sido apanhado a dizer 'F*** you' para o treinador setubalense.
Dias depois, o médio internacional turco assumiu que perdeu o controlo quando foi substituído, e afastou qualquer problema com o treinador. "O que se passou não foi bonito. Não é agradável ver coisas deste género. Perdi o controlo. Mas, já falei com Bruno Lage sobre o que eu estava a pensar naquele momento, os meus sentimentos e os sentimentos dele. Entendemo-nos. Estamos bem e preparados para o que aí vem", afirmou Kokçu, em entrevista ao canal de televisão DAZN.
Do pedido para sair... à recusa a apresentar-se nos trabalhos
O que é certo é que este episódio marcou irremediavelmente a relação entre Kokçu e Bruno Lage, tal como tinha acontecido na situação polémica que envolveu o turco e Roger Schmidt. Nos últimos dias, o portal turco Sports Digitale avançou que o internacional turco quer abandonar o Benfica já na reabertura do mercado de transferências de verão. Em causa estarão, de acordo com a mesma fonte, problemas com o treinador encarnado.
Já no domingo, a mesma publicação adiantou que o camisola 10 encarnado já informou as águias que não pretende marcar presença no Seixal no próximo dia 14 de julho, no primeiro dia de trabalhos de olhos postos em 2025/26. Uma recusa que deixa, agora, a 'batata quente' nas mãos da direção liderada por Rui Costa.
O que é certo é que há já vários clubes de olho na contratação de Orkun Kokçu, que acabou de cumprir a segunda temporada de águia ao peito. Da Turquia chegam notícias de que o Besiktas, de João Mário, Rafa Silva e Gedson Fernandes, o Galatasaray e o Fernerbahçe, de José Mourinho, estão de olho no criativo do Benfica
Ainda assim, a prioridade do turco é mesmo dar o salto para a Premier League. O Liverpool já tentou a sua contratação e é mesmo o destino preferido de Kokçu, onde o médio poderá reencontrar Arne Slot - os dois trabalharam no Feyenoord. De Inglaterra chegou também o interesse do Manchester United, de Ruben Amorim. Em Itália, a AS Roma e o Inter já pediram informações sobre o atleta encarnado.
Recorde-se que o turco tem contrato válido até junho de 2026. Orkun Kokçu foi contratado ao Feyenoord no verão de 2023, por 25 milhões de euros, e já cumpriu duas épocas no Benfica, com um total de 19 golos e 22 assistências em 98 jogos.
Leia Também: Orkun Kokçu 'estica a corda' e ameaça não regressar ao Benfica
Leia Também: Orkun Kokçu define futuro e já sabe onde quer rumar após deixar o Benfica
Leia Também: Polémica à vista. Kokçu quer deixar o Benfica por causa de Bruno Lage