A trágica morte de Diogo Jota continua a chocar tudo e todos e um pouco por tudo o mundo sucedem-se as homenagens ao avançado português que perdeu a vida na passada madrugada de quinta-feira, vítima de um acidente de viação em Zamora, Espanha, que também 'roubou' a vida ao irmão André Silva. Desde esse dia que se gerou uma de solidariedade com destino à família de Jota e os jogadores têm aproveitado para homenagear o antigo colega de equipa ou rival.
Ontem, sábado, Bruno Costa, que foi companheiro de Jota, deu início a um dia de homenagens ao amigo, que coincidiu com o dia do funeral, utilizando a famosa celebração de Jota, sentando-se no relvado e simulando estar a jogar um videojogo. Tudo aconteceu na estreia de Bruno Costa ao serviço dos sul-coreanos do Gyeongnam, quando o médio português restabeleceu o empate (1-1) através de uma grande penalidade.
Bruno Costa sentou-se então no relvado e imitou o icónico festejo do amigo Diogo Jota, mostrando-se muito emocionado após o apito final.
"Hoje joguei com dor no peito. Fiz o teu festejo, Diogo, como uma forma de homenagear tudo o que representaste para nós. Foi um abraço sentido do outro lado do mundo para a tua família e para todos os que te admiram", afirmou o ex-FC Porto e Nacional.
Da Coreia do Sul aos EUA
Do outro lado do mundo, nos Estados Unidos da América, a celebração de Diogo Jota também foi replicada por outros craques. Primeiro, por Dembelé, que selou a passagem do PSG às meias finais do Mundial de Clubes, com um golo em cima do apito final, frente ao Bayern Munique (2-0), e horas mais tarde pelo também francês Kylian Mbappé, que se estreou a marcar na competição e na hora de celebrar, no duelo contra o Borussia Dortmund (3-2), utilizou as mãos para simular o número 20, utilizado por Diogo Jota na camisola que vestia no Liverpool - e que já foi, de resto, imortalizada.
To André & Diogo 🇵🇹️… pic.twitter.com/l7pDMLZMy8
— Kylian Mbappé (@KMbappe) July 5, 2025
MLS em foco
Também nos EUA, mas na MLS, surgiram mais dois homenagens. Diogo Gonçalves, também antigo colega de Diogo Jota nas camadas jovens da seleção, recorreu à famosa celebração do amigo para comemorar o (belo) golo que ampliou a vantagem, aos 41 minutos, na vitória do Real Salt Lake sobre o St. Louis City (3-2).
More than a goal. That was for Jota ️ pic.twitter.com/UvJXXn6q7J
— Real Salt Lake (@realsaltlake) July 6, 2025
Cerca de uma hora antes, Hany Mukhtar, jogador alemão que já vestiu a camisola do Benfica, havia sido o autor de nova homenagem, utilizando também a comemoração de videojogo após marcar o golo que deu a vitória ao Nashville SC no confronto com o Philadelphia Union (1-0). Mukhtar conseguiu, inclusive, 'arrastar' os colegas de equipa, que se juntaram à homenagem, sentando-se também no relvado.
Hany Mukhtar 🇩🇪 (passou pelo Benfica)
— GoalPoint (@_Goalpoint) July 6, 2025
em Nashville 🇺🇸
marca o golo ️
e mete todo plantel a celebrar Diogo Jota pic.twitter.com/RZRgAp5GTF
Um fenómeno que promete prolongar-se nas próximas semanas... Tudo em nome de Diogo Jota e do irmão André Silva.
Leia Também: Lenda do Liverpool destaca legado de Diogo Jota: "Representa tudo"