Começou a produção dos motores elétricos para os novos Neue Klasse da BMW

Já estão a ser produzidos os motores elétricos para a nova geração de modelos da BMW - a Neue Klasse, cujo primeiro modelo será conhecido ainda este ano. O fabrico é em Steyr (Áustria).

BMW Gen6 Steyr

© Peter Kainrath / BMW

Bernardo Matias
04/08/2025 07:34 ‧ há 2 dias por Bernardo Matias

Auto

BMW

Começou oficialmente no dia 1 de agosto a produção dos motores elétricos para a Neue Klasse da BMW - a futura geração de modelos do construtor bávaro, cujo lançamento está para breve. O primeiro modelo será o iX3 50 xDrive, com uma autonomia a rondar 800 km em ciclo WLTP.

 

Estas motorizações são as primeiras elétricas na fábrica Plant Steyr, na Áustria - onde o Grupo BMW está a investir mais de mil milhões de euros entre 2022 e 2030, de modo a garantir uma expansão de capacidades de desenvolvimento e produção de motorizações elétricas.

E, assim, irá lá produzir os motores elétricos Gen6, num processo que envolve cerca de 1.000 funcionários. Isso inclui todos os componentes, incluindo a transmissão. O inversor será fabricado num novo ambiente de sala esterilizada, ao passo que os componentes serão montados em duas novas linhas.

A Gen6 de motorizações elétricas da BMW é modular, possuindo uma flexibilidade que tornará possível ter derivações diversificadas para toda a gama Neue Klasse. Há benefícios ao nível de economia de escala e custos mais baixos de desenvolvimento e produção. A arquitetura é de 800 volts, aplicando no inversor tecnologia de semicondutor em carboneto de silicone.

O vice-presidente de Powertrain Development da BMW AG, Martin Kaufmann, falou das vantagens deste novo conjunto motriz: "A perda de energia é reduzida em 40 por cento, os custos em 20 por cento e o peso em 10 por cento. Todo isto tem uma contribuição significativa para um aumento de cerca de 20 por cento na eficiência geral do veículo"

Klaus von Moltke, vice-presidente sénior de produção de motores da BMW AG e diretor de fábrica em Steyr, admite que metade da mão-de-obra da fábrica poderá estar a trabalhar na mobilidade elétrica até 2030. No entanto, as instalações também vão manter os motores a combustão.

Leia Também: Lucros da BMW caem quase 30% na primeira metade do ano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas