A Tesla tenta singrar na China e, em breve, deverá comercializar uma versão nova do Model Y - trata-se do Model Y L, que passa a ter capacidade para seis pessoas.
De acordo com o CarNewsChina, os planos constam de um pedido de licenciamento de vendas que a marca submeteu ao Ministério da Indústria e Tecnologias da Informação.
O carro terá uma maior distância entre eixos (3.040 milímetros) e um comprimento de 4.976 milímetros, enquanto a largura se situa nos 1.920 milímetros e a altura nos 1.688 milímetros. O peso sobe 96 kg face à variante de cinco lugares, situando-se nos 2.088 kg.
O Tesla Model Y L é um SUV elétrico com tração integral e dois motores. O mais potente debita 198 kW de potência e encontra-se no eixo traseiro, enquanto o outro tem 142 Kw de potência e está no eixo frontal. Significa isto que a potência atinge os 340 kW. É um automóvel capaz de atingir os 201 km/h.
O fabricante americano está a enfrentar uma forte concorrência chinesa, mas o Model Y tem tido um bom desempenho - inclusive sendo responsável por mais de 74 por cento das vendas na China em 2024. Porém, desde o início do ano houve uma quebra de 17,5 por cento das vendas deste modelo, após a introdução da versão renovada, Juniper.
Há, no entanto, que ressalvar que a quebra de vendas da Tesla verifica-se em vários pontos do mundo, não sendo um fenómeno exclusivo do mercado chinês.
De recordar que, recentemente, a Tesla iniciou oficialmente a sua presença na Índia, com a abertura de um concessionário. Arrancou com a comercialização do Model Y.
Leia Também: Tesla expande-se e chega oficialmente à Índia